segunda-feira, 26 de março de 2012

Risotto de Cogumelos.

Domingo de manhã e não sabia o que fazer para almoço. Estava a chover. Apetecia-nos comidinha da boa, mas o quê? Há tanta coisa, tantas receitas. Fui espreitar a despensa. Tinha risotto, cogumelos frescos e peito de frango. Foi fácil e ficou delicioso.




Ingredientes:

- 200 gr de risotto;
- 2 peitos de frango
- 1 embalagem de cogumelos frescos (eu gosto de comprar já laminados);
- 1 cebola média;
- 2 dl. de vinho branco;
- 1,5 lt de água;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- azeite q.b.;
- sal q.b.;


Preparação:

Comecei por fazer o caldo. Cogumelos dentro da panela com a água já a ferver e uma pitada de sal (se preferir junte um cubo de caldo para ficar com outro gostinho). Após alguns minutinhos a ferver, quando a água já estava bem castanha e saborosa, retirei os cogumelos com uma escumadeira e reservei.

Piquei a cebola que de seguida alourei num pouco de azeite. Juntei em seguida o arroz que deixei por assim dizer fritar durante cerca de 5 minutos mexendo sempre para não pegar ao fundo do tacho.

Neste ponto adicionei o vinho branco, sempre sem parar de mexer, e logo de seguida comecei a adicionar o caldo muito lentamente. Basicamente o truque é ir adicionando como se faz com o leite no arroz doce.
Quando já tinha dois terços, ou 3 quartos como preferirem, do caldo adicionado, juntei os cogumelos, mexendo sempre com muito jeito para não fazer uma papa.

Entretanto já tinha o grelhador a aquecer para grelhar os peitos de frango que temperei no momento antes de irem para o fogo, só com pimenta e muito pouco sal.
No final  foi só juntar a manteiga ao arroz quando já não havia caldo, deixar repousar um pouco, tal como a carne e servir.
Bom Apetite!




Sem comentários:

Enviar um comentário