segunda-feira, 9 de abril de 2012

Risotto de Pimentos com Salsichas Frescas


Quando se está de férias, devido ao relaxe a criatividade aumenta, ou pelo menos no meu caso é assim. Num dos dias em que acordámos cedo, pulámos da cama ávidos para tomar o pequeno almoço. 
No entanto, mesmo com a barriga cheia, sabíamos de antemão dentro de pouco tempo estaríamos cheios de fome, por isso, depois de arrumar a loiça do pequeno almoço tratei de por as mãos à obra para à uma estarmos a comer.



Ingredientes:

- 2 pimentos vermelhos carnudos;
- 1 cebola;
- 200 gr. de risotto;
- 5 salsichas frescas (usei as de churrasco que eram as únicas que tinha);
- bróculos q.b.;
- 3 dentes de alho;
- água;
- 1 colher se sopa de manteiga;
- queijo da ilha ralado q.b.;
- 1 dl. de vinho branco;
- azeite;
- sal e pimenta a gosto.

Preparação:

Comecei por fazer o caldo. Coloquei numa panela as salsichas, 1 pimento e meio cortado grosseiramente, por exemplo aos gomos, 2 alhos inteiros descascados, alguns raminhos de brócolos para dar cor ao arroz no final, temperei com sal, duas voltas de pimenta (no moinho, claro) um fio de azeite, 1,5 l de água e pus a cozer. Quando o caldo ficou pronto, coei-o e reservei os legumes e as salsichas.
Entretanto, já tinha a cebola  picada, foi só alourar num pouco de azeite, juntei o resto do pimento cortado em cubos muito pequenos, em seguida o risotto e mexendo sempre deixei fritar bem os bagos de arroz.  Assim que começaram a acastanhar juntei o vinho branco e quase de seguida comecei a adicionar o caldo.
Sempre a mexer, continuei a adicionar o caldo e quando já tinha um terço na panela adicionei os legumes cozidos que tinha reservado.
No final é só adicionar 1 colher de manteiga e polvilhar com queijo ralado (eu usei um queijo da ilha de S. Jorge maravilhoso mas quem não gostar pode optar por outro), abafar um bocadinho já fora do lume e servir.
Quanto às salsichas cada um faz como entender. Inicialmente era para as ter alourado na frigideira, mas depois, optámos por comê-las só cozidas que por sinal estavam deliciosas.
Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário