domingo, 1 de abril de 2012

Bolo de Limão Encharcado.

Há que tempos que me andava a apetecer comer bolo feito em casa. Vai daí, lembrei-me de um bolo de limão que comi quando há uns, anos estive na Suiça a passar férias. O bolo era algo, assim, nem sei, bom! A senhora que o fez era alemã, e eu que já não me lembrava de metade do vocabulário, contive as águas e não lhe perguntei pela receita. Estúpida, pensei eu! Aqui há uns dias (semanas?) exprimi no outro blog a vontade de ter a receita e quem se chega à frente com uma é mesmo o homem cá de casa. Alterei algumas coisas da receita original e acho que valeu bem a pena. Cá vai.



Ingredientes:

Para o Bolo

- 1 chávena e meia de farinha;
- 1 colher de chá de fermento;
- Meia colher de chá de sal (eu usei o normal);
- 1 chávena de manteiga amolecida;
- 1 chávena e meia de açúcar;
- 4 ovos;
- 10 gr. de raspa de limão;
- 1 colher de chá de extracto de baunilha;
- Meia chávena de sumo de limão;

Para a Calda

- 8 limões;
- 250 gr. de açúcar em pó.

Preparação:

Comecei por pré- aquecer o forno a 160º graus. Em seguida untei a forma (usei uma forma rasa e rectangular) com margarina, forrei-a com papel vegetal e voltei a untar com margarina. Reservei.
Em seguida deitei numa taça os ingredientes secos, a farinha, o fermento e os sal. Misturei e reservei.
Numa outra taça coloquei a manteiga, com o açúcar e bati até tudo estar completamente misturado. 

Juntei em seguida os ovos inteiros, um a um, batendo sempre até obter um creme espesso, cremoso e homogéneo. Neste ponto adicionei o extracto de baunilha, a raspa de limão e bati mais um pouco para envolver. Para finalizar, juntei pouco a pouco os ingredientes secos e por último o sumo de limão. Deitei na forma e levei ao forno durante aproximadamente 40 minutos.
Entretanto, enquanto o bolo cozia fiz a calda. Basta adicionar o sumo de limão ao açúcar em pó, lentamente e mexendo sempre para não criar grumos.

Quando o bolo estava cozido, retirei do forno, aguardei 15 minutos para desenformar e já no prato, com a ajuda de um pincel de cozinha molhei o bolo todo, inclusivamente nos lados, com a calda. Aqui fica um pouco ao critério de cada um, eu não usei toda porque estava a ficar demasiado ensopado para o meu gosto, mas quem gostar então abuse. No final foi só levar ao frigorífico para refrescar e comer :).
Bom Apetite!

4 comentários: