quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lasagna de Vitela a la Lizzie.

Eu A-D-O-R-O lasagna. Adoro, não há nada a fazer. Por ser imensamente calórica como pouquíssimas vezes há dois fins de semana atrás teve que ser.
A minha lasagna não leva nem molho de tomate a cobrir nem molho béchamel. O guisado que faço da carne é suficiente para deixar a lasagna suculenta. Ficou.... de comer e pedir por mais.



Ingredientes:

- 750 gr. de carne de vitela picada;
- folhas de lasagna (eu usei massa fresca):
- 2 cebolas grandes;
- 2 dentes de alho;
- 2 folhas de louro;
- 3 tomates médios bem maduros;
- 3 cenouras raladas;
- 1 colher de sopa de polpa de tomate;
- 1 embalagem de cogumelos frescos;
- 1 dl de vinho branco;
- mozzarella fresca e ralada;
- azeite;
- sal, pimenta e uma pitada de paprika.


Preparação:

Comecei por picar a cebola e o alho e levei a alourar com um pouco de azeite e as folhas de louro. Assim que começou a ganhar cor, juntei a carne mexendo sempre para não agarrar ao tacho. Quando a carne mudou toda de cor, reguei com o vinho branco e juntei o tomate já cortado em pedaços. Temperei, juntei a polpa de tomate e por fim juntei a cenoura, os cogumelos picados grosseiramente e deixei a cozinhar em lume brande durante aproximadamente 45 minutos.
Quando a carne ficou pronta foi só fazer a "montagem". Untei o tabuleiro com um pouco de azeite e dispus em camadas. Por norma inicio e finalizo com massa. Sobre a última camada, a do topo, coloquei a mozzarela fresca cortada em fatias, polvilhei com alguma ralada e levei ao forno previamente aquecido a 180º. Durante a cozedura, que demora cerca de 15 minutos, deve ligar-se a resistência superior só no final para não queimar o queijo. Está pronta, quando estiver a fervilhar nos lados e o queijo estiver dourado. 
Bom Apetite!

6 comentários:

  1. Podes sempre experimentar esta:). Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Que aspecto delicioso tem a lasagna :) eu também costumo fazer, +/- da mesma forma que tu. Experimenta, se gostares, de orégãos e mangericão fresco ao preparado da carne. Depois intercalo as diferentes camadas com molho béchamel, sob as folhas de massa, seguido de carne e massa, novamente. Fica uma lasagna muito "creamy" ;) ***

    ResponderEliminar
  3. Não adicionei ervas frescas porque ainda não nasceram as que plantei na varanda :). Quanto à disposição do béchamel deve ficar delicioso! Normalmente não adiciono para cortar um bocadinho nas calorias... Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Têm tão bom aspecto :D

    Já ia um bocadinho,

    já sigo o teu blog

    http://purpurinsworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar