terça-feira, 26 de junho de 2012

Frango à Camponesa.

Este é um prato que eu gosto muito, pois fica muito saboroso, não dá muito trabalho a fazer e comido no dia seguinte é mesmo muito bom.
Chamo-lhe Frango à Camponesa pelos ingredientes que leva que me recordam a frescura  do campo.




Ingredientes (para 4 pessoas):

- 4 pernas de frango (perna+coxa);
- 2 cebolas médias;
- 4 dentes de alho;
- 3 folhas de louro;
- 4 batatas médias;
- 1 tomate maduro grande;
- 1 pimento vermelho;
- 1 pimento verde;
- Vinho Tinto q.b.;
- Azeite;
- Sal, pimenta, noz moscada, paprika e uma mistura de ervas finas da Margão.

Preparação:

Eu comecei de véspera para ficar mais saboroso.
Tempere as pernas de frango com os temperos referidos e se quiser acrescentar mais algum, sinta-se à vontade. Regue com um pouco de azeite e vinho tinto e deixe a marinar no frigorífico.
No dia seguinte, comece por descascar as batatas e corte-as em gomos. Em seguida, lave os pimentos e corte-os também em gomos largos. Por fim descasque o tomate e corte-o os pedaços pequenos. 
Numa assadeira grande, disponha o preparado (incluindo a marinada) e acrescente os restantes ingredientes  já cortados. Envolva tudo muito bem, com as mãos, para garantir que todos os ingredientes ficam envolvidos pela marinada, verifique os temperos e caso seja necessário rectifique.
Leve ao forno durante uma hora e meia, aproximadamente, a 220º. De vez em quando vá verificando a assadura, mas deverá estar pronto quando o frango estiver bem douradinho e as batatas também. Bom Apetite!

4 comentários: